Informativo julgamento no TST sobre insalubridade em grau máximo

jul 1, 2025

FEDERAÇÃO DOS HOSPITAIS E ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO informa que acompanhou a sessão de julgamento virtual no Tribunal Superior do Trabalho (TST), que trata da possibilidade de pagamento do adicional de insalubridade em grau máximo (40%) para trabalhadores em contato permanente com agentes biológicos, especialmente doenças infectocontagiosas.

Temos a satisfação de comunicar que o Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, presidente do TST e relator do processo, alterou seu voto e propôs a afetação do tema ao rito dos recursos repetitivos. Essa medida, considerada de difícil adoção, representa um importante avanço e abre nova perspectiva para o setor de saúde.

A decisão implica que o julgamento não será mais encerrado nesta data. Será publicado edital com abertura de prazo para manifestação de Amicus Curiae, o que permitirá a participação institucional de entidades representativas, como a CNSaude – Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços – que atuou ativamente neste processo.

Até o momento, 20 ministros acompanharam o voto do relator, demonstrando ampla adesão à proposta de transformação do julgamento em tema repetitivo. Destacamos o relevante trabalho desenvolvido pela equipe jurídica da CNSaude, em especial pelo Dr. Clovis, que liderou a interlocução com os ministros do TST, inclusive com o próprio relator, demonstrando os impactos significativos que uma decisão desfavorável traria ao setor da saúde privada.

Essa conquista é fruto do esforço técnico-institucional em defesa dos interesses das empresas prestadoras de serviços de saúde, e representa um marco positivo que merece ser comemorado.

A partir deste momento, a CNSaude, com o apoio das entidades estaduais como a FEHERJ, atuará de forma ainda mais intensa no processo, habilitando-se como Amicus Curie e apresentando a defesa técnica dos interesses do setor.

Seguiremos acompanhando os desdobramentos e manteremos todos informados com agilidade.

Atenciosamente,

FEHERJ – Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Rio de Janeiro

Diretoria Executiva